Os tubos de alumínio são produtos de alta tecnologia, que passam por um processo de extrusão, trefila e tratamento térmico. Isso garante ao produto um alto padrão de qualidade e uma microestrutura refinada, similar a dos tubos de cobre.

O tubo de alumínio é bastante utilizado na confecção de serpentinas, que são utilizadas em chopeiras, para resfriamento de mosto cervejeiro.

Utiliza-se também tubo de alumínio na instalação de ar-condicionado, instalação em linha de nitrogênio e instalação em linha de ar comprimido. É comum também utilizar tubo de cobre na manutenção de refrigeradores, bebedouros e freezer.

COBRE OU ALUMÍNIO - QUAL É O MELHOR PARA INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO?

Com a intenção de reduzir os custos de instalação, o alumínio surgiu no mercado para substituir o tubo de cobre. Como foi essa transição? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses metais?
ALUMÍNIO

A grande vantagem do alumínio é o valor. Por ser o metal mais abundante na crosta terrestre e expressivamente mais leve que o cobre (aproximadamente 30% mais leve), é natural que o preço do alumínio seja menor que o preço do cobre. E por ser mais leve, também é mais cômodo e fácil de transportar.

Falando das desvantagens, a principal delas é a corrosão. Na região de contato entre o metal e as conexões de latão (porcas, emendas, niples) em presença do ar atmosférico, pode ocorrer o fenômeno chamado corrosão galvânica, ou seja, o alumínio fica poroso na flange, apresentando vazamento com apenas um ou dois anos de uso. Logo, especialmente em lugares litorâneos, onde o ar é mais úmido, a utilização de tubo de alumínio em instalações de ar-condicionado é totalmente contra-indicada.

Outra desvantagem é a questão de ser mais frágil que o cobre e fácil de ser amassado. E uma vez danificada, a tubulação não pode ser consertada. Deve ser totalmente substituída.

Por fim, podemos mencionar como outra desvantagem do alumínio em relação ao cobre a menor condutividade térmica. A condutividade térmica do alumínio é de 237K contra 401K do cobre. Esse fator faz com que o equipamento demore mais tempo para funcionar.

COBRE

Como principais vantagens do cobre, podemos mencionar sua maior condutividade térmica, fator diretamente relacionado à maior rapidez no aquecimento e resfriamento. Além disso, os tubos de cobre são mais rígidos do que o alumínio e, em consequência, são mais resistentes e com menor chance de oxidar. E em caso de degradação, pode ser corrigido através de solda, o que não é possível em casos de tubulação de alumínio.
O cobre tem o seu ponto de fusão em 1085º C. Isso significa que ele é muito mais resistente à temperaturas elevadas, o que o torna ideal para qualquer tipo de instalação.Como via de comparação, o ponto de fusão do alumínio é 660º C.

Outra vantagem do cobre é que ele não é suscetível à corrosão por umidade, ou seja, mesmo em regiões litorâneas não há riscos de fazer instalações de ar-condicionado utilizando tubo de cobre.

A única desvantagem que podemos mencionar do cobre é o preço. Por não ser encontrado na natureza com a mesma abundância do alumínio e por ser mais pesado, o preço do cobre é bem mais expressivo quando comparado ao preço do alumínio.

Produtos encontrados: 11 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 11 Resultado da Pesquisa por: em 9 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

© Copyright 2018. Todos os direitos reservados.
Rua Luiz Michielon, 1180 – térreo – Bairro Lurdes – Caxias do Sul – RS – CEP 95074-000
Razão Social: Embrar Equipamentos e Componentes Ltda - CNPJ: 03.343.938/0001-00 - Inscrição Estadual: 029/0344239